gim tonica historia

Entre as opções presentes nas cartas de drinks dos bares, é evidente que o Gim-Tônica (Ou Gin Tónico) tem ganhado cada vez mais espaço tanto nos bares tradicionais, quanto em estabelecimentos dedicados à bebida como o G&T, no Jardins.

O Gim-Tônica além de uma bebida refrescante, já teve propósitos curativos: serviu de remédio para os soldados ingleses evitarem a malária no século XVIII, durante a ocupação inglesa na Índia. Os militares precisavam consumir água tônica de quinino (substância orgânica com propriedades analgésicas e antitérmicas) para evitar a doença, que era ainda mais amarga do que hoje. Para aguentar o amargor da especiaria, os mesmos resolveram adicionar gim para deixar o “remédio” agradável.

Também apelidado de G&T, o drink foi difundido no mundo graças ao Reino Unido, em especial a Inglaterra que é responsável pelo Gim como conhecemos hoje. O Gim-Tônica – uma das bebidas preferidas da Rainha Elizabeth – é obtido a partir da mistura de gim, água tônica de quinino gaseificada e lima.

Existem muitos debates sobre qual seria o melhor preparo deste drink e suas infinitas proporções de Gim, embora as mais populares são as 1:1, 1:2 ,1:3 (a primeira parte refere-se a proporção de gim, e a segunda de tônica). Lembrando que o coquetel não é limitado apenas a dois ingredientes, e você pode acrescentar outros conforme a sua preferência.

Que tal se deliciar com uma G&T? Confira abaixo a receita para este drink refrescante:

Ingredientes:

  • 50ml de Gim
  • 150 ml de água tônica
  • 1 ramo de alecrim
  • 05 mirtilos

Modo de Preparo:

Coloque gelo bem solido na taça (evite pedras pequenas de gelo). gele bem a taça mexendo com uma colher. tire o degelo e coloque o gim.

Mexa bem para que fique bem gelado. Adicione a tônica lentamente sobre uma pedra de gelo. Acrescente os mirtilos e o alecrim, se preferir adicione um casca de limão siciliano



Siga a Kylpos Cocktail Art no Instagram

@kylpos